Relatório de
Sustentabilidade 2016

Conheça os principais destaques da AES Brasil
no último ano ou acesse o PDF completo para saber mais
sobre nossa estratégia, iniciativas e desempenho.


Mensagem da Liderança

Julian Nebreda Presidente da AES Brasil

O setor energético está em plena transformação e, nos próximos anos, deverá ser radicalmente diferente do modelo definido há mais de um século. O novo modelo será formatado por novas fontes e tecnologias para geração e armazenamento de energia, além de consumidores mais empoderados e conectados, que também passam a gerar e ofertar energia. Acreditamos que apenas continuaremos sendo relevantes e competitivos se inovarmos no atendimento às principais demandas dos clientes e contribuirmos para a construção desse novo modelo setorial, com impacto ambiental mínimo e maiores benefícios para a sociedade.

Atentos a esse contexto e em linha com as diretrizes globais da AES, revisamos o nosso Planejamento Estratégico Sustentável, com objetivos a serem alcançados até 2021. A nova visão da AES no Brasil é ser reconhecida por nossos clientes e acionistas como o principal parceiro de soluções inovadoras de energia de forma segura, sustentável, confiável e acessível.

Nas empresas do grupo, o ano de 2016 foi marcado por grandes investimentos e reestruturações para aumentar a satisfação de nossos clientes e a geração de valor para todos os nossos públicos.

Na AES Eletropaulo, estamos focados na qualidade do fornecimento de energia segura para uma das regiões economicamente mais importantes do país. Em 2016, os investimentos somaram R$ 791,5 milhões – a maior parte deste montante foi destinada ao Plano de Recuperação dos Indicadores de Qualidade da empresa. No relacionamento com clientes, o desafio é melhorar ainda mais e antecipar o atendimento de forma mais ágil e digital. Também estamos dedicados à reestruturação da governança da companhia para viabilizar melhores resultados em nossa operação.

Por meio da AES Tietê, estamos dedicados ao desenvolvimento de novos produtos com aplicação de tecnologias inovadoras, priorizando fontes limpas e renováveis de energia – como a eólica e a solar. O ano de 2016 foi marcado pela ampliação do portfólio e pelos primeiros

projetos com geração distribuída, armazenamento de energia em baterias e outras soluções sustentáveis que colocam nossos clientes no centro do planejamento de nossas atividades. Para os próximos anos, vamos crescer a partir da expansão de nossa capacidade instalada e da comercialização de soluções sob medida.

Para complementar as respostas às demandas energéticas de nossos clientes, criamos a AES Ergos, empresa que possui um portfólio abrangente de produtos e serviços para clientes corporativos e do poder público, principalmente em eficiência energética.

Na AES Uruguaiana, caminhamos para torná-la uma planta geradora binacional. Realizamos um acordo para a retomada do fornecimento de gás, o que viabiliza o retorno da operação comercial e a exportação de energia para a Argentina.

A inovação é uma das alavancas que vão nos impulsionar a alcançar os nossos objetivos estratégicos e, por isso, lançamos no último ano a plataforma Inovação AES. Por meio dela, podemos participar da criação de um novo modelo de negócios para o setor elétrico, construindo soluções em conjunto com universidades, centros de pesquisa e empresas parceiras.

Também destaco o lançamento do Instituto AES para fortalecer as iniciativas de desenvolvimento sustentável nas comunidades onde atuamos a partir de inovação social e geração de renda. Com uma atuação em rede, podemos dar impulso para a transformação positiva da sociedade.

Agradeço a todos os colaboradores das empresas da AES Brasil que estiveram envolvidos nos diversos projetos que conduzimos em 2016. Nossos desafios são grandes em todas as frentes, da geração até a distribuição, mas estamos preparados para sermos líderes e protagonistas na transformação do setor elétrico, expandindo e sendo cada vez mais eficientes em nossos negócios.

Nós somos a AES Brasil

Estamos presentes na vida de milhões de brasileiros, fornecendo soluções de energia sustentável, segura e acessível para todos. Somos especialistas em diferentes tipos de negócios: geração, distribuição, comercialização e soluções integradas. Possuímos quatro empresas, nas quais trabalham mais de 8,3 mil colaboradores próprios, e o Instituto AES, que direciona nossos investimentos sociais privados.

Para assegurar a disseminação dos valores e da ética nos relacionamentos com todos os públicos, contamos com o Programa de Ética e Compliance da AES Brasil, que possui três pilares: Educação e treinamento; Compliance contratual; e AES Helpline.

A segurança de nossos colaboradores, prestadores de serviços e da comunidade é nossa prioridade no desenvolvimento de nossas atividades. Em nosso Planejamento Estratégico Sustentável, estabelecemos metas de desempenho relacionadas a esse aspecto e que são acompanhadas periodicamente pela liderança.

Nos últimos anos, fizemos reestruturações societárias e organizacionais com o objetivo de alavancar o crescimento com soluções de energia, inovação e novas tecnologias.

Globalmente, integramos a AES Corporation, companhia presente em 17 países entre Américas, Europa e Ásia, listada na Bolsa de Nova York e com um amplo portfólio em distribuição, geração de energia a partir de fontes térmicas ou renováveis e armazenamento de energia. As soluções que oferecemos aos nossos clientes estão apoiadas no conhecimento e no compartilhamento de experiências com a AES Corporation. A companhia é líder mundial em armazenamento de energia em baterias (Energy Storage).

Saiba mais sobre a AES no mundo

Nossa Estratégia

Para avançarmos em direção à nossa visão e sermos reconhecidos por nossos clientes e acionistas como principal parceiro de soluções inovadoras de energia, atuamos de acordo com o Planejamento Estratégico Sustentável, que apresenta os objetivos de longo prazo e a maneira como serão alcançados.

Esses objetivos foram aprovados por nossa liderança em 2016, quando construímos o ciclo do planejamento de 2017 a 2021, considerando as mudanças e tendências no setor energético, além dos riscos e oportunidades de geração de valor que existem nos segmentos em que atuamos. Novos objetivos e metas foram estabelecidos para as empresas do Grupo AES.

Conheça as metas da AES Eletropaulo e da AES Tietê

Visão

Ser reconhecido pelos nossos clientes e acionistas como principal parceiro de soluções inovadoras de energia de forma segura, sustentável, confiável e acessível.

Missão

Promover o bem-estar e o desenvolvimento por meio do fornecimento seguro, sustentável e confiável de soluções de energia.

Direcionadores estratégicos

• Promover a inovação
• Garantir eficiência operacional
• Ampliar opções
• Reduzir riscos

Modelo de Criação de Valor

Para informar nossos públicos sobre a forma de gestão de nossas empresas, nos dedicamos sempre a evoluir nos modelos de prestação de contas, mantendo a transparência como uma de nossas diretrizes.

Nossos modelos de criação de valor demonstram como, em nossos principais negócios, transformamos insumos e criamos valor nos diferentes tipos de capitais (financeiro, humano, intelectual, social e de relacionamento, manufaturado e natural) a partir de nossa estratégia, atividades e processos.

Clique e conheça nossos modelos de criação de valor

Inovação e pesquisa

A plataforma Inovação AES, estruturada em 2016, permeia as empresas da AES Brasil, direcionando estratégia, investimentos e processos dentro de cinco direcionadores.

No âmbito dessa plataforma, a iniciativa de aceleração de projetos busca desenvolver produtos, serviços ou novos modelos de negócio em parceria com startups e outras empresas dentro dos temas Internet das Coisas, Energy Storage, Eficiência Energética, Geração Distribuída e Veículos Elétricos. A iniciativa recebeu 233 inscrições e selecionou 8 finalistas em 2016. Em 2017, após realizarmos reuniões

e workshops com as escolhidas, serão definidos os dois projetos que passarão pelo processo de aceleração e implementação das soluções apresentadas.

Um dos principais diferenciais dessa iniciativa é o fato de ela ser financiada com os recursos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), conforme a regulamentação, promovendo a inovação para o setor como um todo a partir do expediente regulatório definido pela ANEEL. A participação da AES Brasil será no papel de codesenvolvedora do projeto, e não no capital societário das empresas.

Internet das Coisas

Energy Storage

Geração Distribuída

Eficiência Energética

Veículo Elétrico

NOSSOS NEGÓCIOS

AES Tietê

A AES Tietê é uma plataforma inovadora e integrada de energia adaptável às demandas dos clientes. A empresa oferece produtos de pronta entrega e soluções sob medida que garantem autonomia em energia e permitem que os clientes decidam a forma mais sustentável de fornecimento em todos os sentidos: eficiência, disponibilidade, confiabilidade e inovação. Em 2016, a AES Tietê investiu um total de R$ 6,7 milhões em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Em geração distribuída, a AES Tietê oferece aos clientes uma plataforma integrada de soluções e serviços de energia com o desenvolvimento de projetos no segmento. Em armazenamento de energia por meio de baterias (Energy Storage), a companhia é pioneira no Brasil em oferecer essa solução aos clientes. A companhia também possui um parque gerador com 9 usinas e 3 pequenas centrais hidrelétricas.

Em 2016, a AES Tietê reflorestou 409 hectares no entorno dos reservatórios, resultado das iniciativas e investimentos próprios e das parcerias com a Fundação SOS Mata Atlântica, universidades, empresas e municípios. Nesse mesmo ano, um estudo de pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá e da Universidade Estadual de Londrina demonstrou a eficácia do Programa de Manejo Pesqueiro.

A AES Tietê publica o inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) desde 2012 no Registro Público de Emissões, adotando as especificações do Programa Brasileiro GHG Protocol. Em 2016, a emissão evitada foi de 144 toneladas de CO2e. A meta, antes definida com prazo até 2019, foi revisada e passa a ser “evitar as emissões de CO2e a partir da redução de 170 MWh de energia elétrica referente ao consumo próprio em 2017”, em comparação com o desempenho de 2016.

Saiba mais sobre o desempenho da AES Tietê em 2016

AES Eletropaulo

A AES Eletropaulo distribui a maior quantidade de energia no país e faz pulsar a rotina da cidade de São Paulo e de mais 23 municípios. Está presente na vida de praticamente 20 milhões de pessoas. São mais de 1,5 mil unidades consumidoras por quilômetro quadrado – a maior densidade entre todas as distribuidoras brasileiras.

O principal projeto da companhia em pesquisa e desenvolvimento é o Redes Inteligentes, considerado a maior iniciativa de smart grid do Brasil. Lançado em 2013, deve estar plenamente disponível e funcional para cerca de 62 mil clientes do município de Barueri (SP) em 2019.

Todos os dias do ano, a empresa atua para garantir a satisfação dos clientes com os serviços que presta. Por isso, investe em inovação, melhoria da rede, aprimoramentos dos processos e agilidade nos canais de atendimento.

Em 2016, a companhia ampliou o Plano de Recuperação dos Indicadores de Qualidade, que tem como objetivos principais:

Reduzir as ocorrências de desligamentos da rede de distribuição.

Diminuir o número de clientes afetados pelas interrupções de fornecimento.

Diminuir a duração das interrupções de fornecimento.

Reduzir acidentes

Reduzir as reclamações de clientes relativas aos serviços

Para garantir a satisfação dos clientes, a AES Eletropaulo conta com o JAAT (Jeito AES de Atender) e, em 2016, identificou as cinco Jornadas do Cliente, situações mais comuns que geram contatos com a companhia, a fim de rastrear todos os pontos de interação e avaliar a satisfação com o atendimento e os serviços. As cinco Jornadas do Cliente são:

• Comunicação por falta de energia
• Dúvidas de faturamento
• Solicitação de serviços
• Pedido de indenização por danos a equipamentos elétricos (PID)
• Dúvidas sobre padrões e normas técnicas

A AES Eletropaulo promove ações para aumentar a eficiência e qualidade das operações, garantir a segurança dos clientes e otimizar a utilização de nossos ativos de distribuição de energia. Em 2016, foram realizadas 385 mil inspeções, identificadas 91 mil instalações irregulares, recuperadas 80 mil instalações cortadas e regularizadas outras 46 mil instalações.

A AES Eletropaulo publica o inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) desde 2012 no Registro Público de Emissões, adotando as especificações do Programa Brasileiro GHG Protocol. Em 2016, não foi possível evitar a emissão de gases de efeito estufa. A meta, antes definida com prazo até 2019, foi revisada e passa a ser “evitar as emissões de CO2e a partir da redução de 151 GWh de perdas globais em 2017”, em comparação com o desempenho de 2016.

Saiba mais sobre o desempenho da AES Eletropaulo em 2016

AES Ergos

A AES Ergos, nova marca da empresa AES Serviços, atua como integradora de soluções em energia para atender concessionárias (Utilities), clientes corporativos e poder público. Seu portfólio responde às demandas criadas pelo aumento da complexidade da matriz energética brasileira, que tem levado diversas organizações a avaliar a necessidade de contratar empresas de prestação de serviços especializadas, a migração para o mercado livre e investir em projetos de eficiência energética ou projetos de autogeração.

As principais soluções oferecidas pela empresa são:
• Concessionárias (Utilities) – soluções de construção, manutenção e operação de plantas geradoras, linhas de transmissão e distribuição, subestações e cabines primárias, lojas de atendimento, serviços de rede (incluindo construção e manutenção), serviços técnicos e comerciais, poda de árvores, projetos de engenharia de rede, entre outros, sem limitação de nível de tensão;
• Transacionais – realização de parcerias comerciais que possibilitam arrecadar e gerir valores de cobranças por meio das faturas de energia elétrica entregues nas áreas de concessão das distribuidoras conveniadas;
• Poder Público – construção, operação e manutenção de iluminação pública.

Saiba mais em www.aesergos.com.br

AES Uruguaiana

Inaugurada em 2000, a AES Uruguaiana é uma geradora de energia termelétrica a gás natural localizada no Rio Grande do Sul e autorizada a operar como produtora independente pelo prazo de 30 anos*. Sua capacidade instalada é de 639,9 MW.

As operações da usina estão paralisadas desde 2009, devido à interrupção do fornecimento de gás por parte do seu fornecedor. A termelétrica entrou em funcionamento em caráter emergencial em 2013, 2014 e 2015, por períodos temporários. Em 2016, a usina permaneceu em condições de hibernação, em função da indisponibilidade de gás.

A manutenção e preservação dos equipamentos são realizadas continuamente pela empresa, mesmo em seu estado de hibernação.

A AES Uruguaiana adota as diretrizes do Sistema de Gestão Integrado, contemplando as normas ISO 14001 (Meio Ambiente) e OHSAS 18001 (Saúde e Segurança do Trabalho), em linha com a Política de Sustentabilidade que norteia todas as empresas da AES Brasil. Mesmo durante períodos sem operação, a companhia mantém o programa de monitoramento ambiental, garantindo o cumprimento da legislação ambiental vigente conforme licença de operação da usina.

*Contados a partir de 26 de junho de 1997.

Nossos públicos

Na estratégia de crescimento e desenvolvimento dos negócios da AES Brasil, a gestão dos públicos de relacionamento é fundamental para entender suas necessidades e desenvolver estratégias para potencializar o valor compartilhado por meio de nossas atividades e operações. Para estruturar esse processo e definir os melhores mecanismos de engajamento, nossos públicos de relacionamento foram agrupados em uma matriz.

Em 2016, a AES Eletropaulo e a AES Tietê entraram no ranking das 150 Melhores Empresas para se Trabalhar, elaborado pela revista Você S/A.

Na relação com os fornecedores, o programa Parcerias Sustentáveis direciona as ações de seleção e desenvolvimento de nossos parceiros. Os contratos de parceiros que têm alto nível de criticidade e complexidade são gerenciados por meio do IDF (Índice de Desempenho do Fornecedor).

Instituto AES

Criado em 2016, o Instituto AES amplia nossa capacidade de impulsionar o desenvolvimento sustentável por meio da inovação social. Com os recursos financeiros próprios e de leis de incentivo, temos a possibilidade de provocar transformações positivas na vida das pessoas e das comunidades, apoiando soluções inovadoras

de energia, geração de renda e empoderamento, que proporcionem ganhos para todos os envolvidos.

O Instituto AES gerencia a atuação social voluntária da AES Brasil em três pilares:

Formação do cidadão

Inovação para o desenvolvimento social

Empreendedorismo consciente

Ele traz como benefícios a potencialização da capacidade de formar parcerias e trabalhar em rede com beneficiários dos projetos sociais, empreendedores, voluntários, atores da sociedade civil e parceiros do setor público.

De forma colaborativa, conseguiremos fazer melhor uso dos recursos disponíveis no gerenciamento de projetos, na avaliação econômica, na gestão do conhecimento e na estruturação de um ambiente em que as pessoas e organizações apoiadas tornam-se protagonistas de seu próprio desenvolvimento.